Busque sempre uma fonte segura e confiável para entender melhor a diferença entre os dois materiais. São exemplos de fontes imparciais, INMETRO, e também os fabricantes dos painéis (Eles produzem os dois tipos de chapas e tem interesse em comercializar ambas). De qualquer maneira segue abaixo uma breve explicação:

MDP
O MDP é um painel de madeira industrializada, assim como o compensado, o MDF, HDF, OSB, etc. MDP é a abreviação de Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade. O MDP é resultado do uso intensivo de tecnologia de prensas contínuas, de modernos classificadores de partículas e complexos softwares de controle de processo, associado à utilização de resinas de última geração e madeira de florestas plantadas. O MDP pertence a uma nova geração de Painéis de Partículas de Média Densidade, com características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada de antigamente. É excelente para acabamentos com BP e Fórmicas. O MDP é o painel de madeira industrializada mais usado no mundo para a fabricação de móveis residenciais e comerciais, seja pela

MDF
O MDF é um painel de madeira industrializada, assim como o Compensado, o MDP HDF, OSB, etc. MDF é a abreviação de Medium Density Fiberboard ou Painel de Fibras de Média densidade. O MDF é produzido com fibras de madeiras selecionadas de pinus ou eucalipto de reflorestamento, impregnado de resinas termofixadas por pressão e alta temperatura. Oferece grande resistência, homogeneidade e estabilidade dimensional. É excelente para acabamentos nos processos de pintura, revestimentos com PVC, BP e outros acabamentos lisos. Oferece excelente capacidade de usinagem. Esses painéis em MDP ou MDF podem ser revestidos com laminado melamínico de baixa pressão “BP”, laminado melamínico de alta pressão “Fórmica” ou ainda, com revestimento brilhante.

Recomenda-se limpeza semanal das partes externas principalmente se for utilizada para cozinhar com frequência. Se houver frituras frequentes na cozinha, recomenda-se limpar externamente 2x por semana.
- Dissolva 2 colheres de detergente em 2l de água e umideça um pano na mistura. Passe por fora do móvel secando em seguida.
- 1 vez por mês recomenda-se a limpeza interna com detergente ou sabão de coco. As áreas próximas do fogão ou que guardam alimentos e temperos necessitam atenção especial durante a limpeza.
- Desengordurantes e limpadores multiuso, podem amarelar o móvel se usados com frequência. Apenas utilize esses produtos em caso de excesso de gordura - limpeza pesada.

- o pó pode ser removido com um pano seco diariamente.
- 1 vez por semana recomenda-se limpar com sabão de coco líquido.
- 1 vez por mês recomenda-se limpeza interna com vinagre de álcool branco.
- Evite uso de lustra móveis dentro dos roupeiros para evitar odores provocados com o tempo.


http://www.dimare.com.br/img/limpeza7.png

PARA FACILITAR

Dissolver 1 colher de sopa de sabão de coco líquido e uma colher de chá de saponáceo líquido em 500ml de água. Coloque dentro de um borrifador.

Evite borrifar diretamente sobre a superfície do móvel, evitando que escorra e manche. Borrife o produto em um pano e seque o móvel logo após a limpeza..

Móveis de Alto Padrão exigem cuidado e assistência também de alto padrão, é recomendado o maior cuidado possível no transporte, limpeza ou qualquer tipo de manutenção, para que a peça não sofra avarias indesejadas.

Couro Natural:
Nunca deixe o produto exposto ao sol, pois pode provocar o surgimento de rachaduras, diminuindo a beleza e a resistência do couro. Os líquidos derramados sobre a superfície devem ser limpos imediatamente, antes que sejam absorvidos pelo couro. Utilize água e sabão neutro para limpeza, aplicados com um pano limpo e umedecido e depois passar um pano limpo e seco. Não use solventes, álcool ou benzina, óleos, vernizes ou polidores de móveis, detergentes e produtos como amônia, silicone ou graxa de sapatos. Para o couro cru, á base de Tanini, limpar apenas com pano seco.

Manutenção : O couro deve ser hidratado com vaselina líquido, sem excesso, o líquido deve ser passado com um pano macio na cor do couro, isso vai evitar o ressecamento e rachaduras.

Couros ecológicos / tecidos diversos Sempre utilize produtos usados para lavagem a seco. Nunca deve ser utilizado qualquer produto a base de petróleo ou químico, abrasivo, esponjas de aço ou similares. Manutenção : Utilize sempre um pano branco umedecido com água e detergente neutro. Passe em toda superfície rapidamente, em seguida retire o excesso, em seguida seque com um pano limpo e macio.

Acrílico / Policarbonato e Polipropileno:
Deve ser evitada exposição prolongada ao sol dos produtos, pois podem apresentar pequenas mudanças em sua coloração. Não é recomendado atritos brutos e o uso de abrasivos para limpeza, bem como álcool, removedores, limpa vidros, entre outros.

Manutenção : Devem ser limpos somente com flanela e lustra móveis diariamente, para retirada de pequenos riscos é recomendado o uso de cera de polimento automotivo.

Madeira:
Desaconselhável o atrito com objetos pontiagudos e o uso de produtos que contenham água.
Manutenção : Deve ser limpo, três vezes por semana, com lustra móveis e óleos indicados para dar brilho.
Ferro Cromado: É desaconselhável molhar ou manter em local úmido, sempre que tiverem contato com água é preciso secá-la.
Manutenção : Usar lustra-móveis com um pano seco, duas vezes por semana.
Aço Inoxidável/Alumínio Polido: A peça deve ser seca sempre que tiver contato com água, para manter o seu brilho.
Manutenção : Usar lustra-móveis com um pano seco, semanalmente.
Peças com Pintura Automotiva: Devem ser evitados atritos bruscos nestas peças bem como contato direto com objetos pontiagudos.
Manutenção : é recomendável o uso de lustra-móveis com flanela seca, três vezes por semana.
Atenção:

Não são cobertos pelas garantias dos fornecedores
- Componentes móveis com desgastes provocados pelo uso, bem como rodízios, mecanismos reclináveis e giratórios.

- Defeitos causados acidentalmente, apontados pelo cliente após a data do recebimento do produto, comprovado pela assinatura e data do canhoto da Nota Fiscal.

- Deformação, quebras ou danos de qualquer natureza, provocados pelo uso inadequado para o produto, como riscos, esfolamentos, lascas, quebras de componentes, exposição direta ou indireta ao sol ou intempéries, uso de produtos de conservação não indicados neste manual, ou ainda, defeitos causados por golpes não comuns ao uso normal para qual o produto foi concebido.



- Alteração de cores, manchas e desbotamento em superfícies acabadas ou revestidas como madeira encerada ou tingida, pinturas de qualquer espécie sobre qualquer material base, tecidos, couro natural ou sintético, pinturas de qualquer espécie sobre qualquer material base, tecidos, couro natural ou sintético.

Não são defeitos:

- Marcas inerentes a processos de fabricação ou herdadas pela natureza.

- Pintura sobre alumínio, fibra ou madeira: poderão apresentar nuances superficiais, micro-poros, micro-riscos perceptíveis sob forte iluminação ou luz solar, salientados pelo auto-brilho do polimento da pintura, quando não fosca.

- Pintura eletrostática sobre aço carbono: em se tratando de um processo de deposição de pó, o aquecimento pela alta temperatura faz com que a película acompanhe geograficamente os pequenos riscos deixados pelo processo de lixamento, não perceptíveis 'a iluminação ambiental.

- Pintura texturizada sobre aço carbono fundido: tem uma característica especial de corrugamento para camuflar as irregularidades superficiais, próprias do processo da fundição, sendo imperceptíveis 'a luz ambiental.

- Aço inoxidável polido: poderá apresentar leves ondulações, micro-poros e micro-riscos, originados do processo de fabricação da matéria-prima da siderúrgica, poderá ocorrer também, nuances no brilho por parte do processo do polimento.

- Alumínio polido: poderá apresentar leves ondulações, micro-poros e micro-riscos, originados do processo fundição e nuances no brilho por parte do processo do polimento.

- Cristal transparente: são características de laminação as micro-bolhas na parte interna dos cristais e pequenos riscos leves ("fios de cabelo") em sua superfície.

Podem ocorrer também, leves variações no polimento da borda por parte do processo de fabricação do tampo.

- Cristal pintado por baixo: por ser um processo de pintura á altas temperaturas, poderá apresentar micro-poros perceptíveis contra a luz e possíveis variações leves na tonalidade da cor de uma peça para outra.

- Acrílico: É características do acrílico pequena variação na espessura da chapa, além de pequenos nuances perceptíveis do processo de polimento. É considerado uma variação de até 30% da tonalidade devido a integração com o ambiente do protetor UV presente na chapa.

Mármores: Por serem de origem natural, os mármores estão sujeitos a variações de tonalidade e veios, bem como mancha e riscos por mau uso.

- Não se deve deixar objetos molhados ou suando sobre o mármore, deve-se sempre usar um porta copo ou algum material impermeável sob os objetos sobre o tampo.

- O Mármore tem a tendência em "puxar" a umidade dos objetos sobre ele escurecendo sua superfície, dependendo da substância esta mancha será permanente, quando for simplesmente água a mancha tenderá a "secar" após algumas semanas.

- Líquidos que mancham o mármore: Refrigerantes, bebidas alcoólicas, sucos naturais, vinhos em geral e produtos de limpeza a base de álcool e solventes químicos.

- Para limpeza deve-se usar somente lustra-móveis e para uma limpeza mais pesada sabão neutro e água, sendo que após a limpeza deve-se passar um pano seco para secar a superfície.

- O Mármore tem a característica de durar toda a vida, pois já esta na natureza a milhares de anos, então indicamos a todos que tenham o maior cuidado possível para manter a característica polida de sua superfície e salientamos para não terem preocupação com a durabilidade da pedra, pois com certeza várias gerações de herdeiros ainda usarão a mesa que você acaba de adquirir.

DICAS

Esse espaço está destinado a dicas e cuidados para manutenção de seus móveis.

Veja aqui !

CONTATOS

Escolha a melhor forma de se comunicar conosco !

contato@ hodierno.com.br

Fixo: (53) 3025 5511
Cel: (53) 9941 5511

Venha nos visitar

Estamos na XV de Novembro, 992, esquina Padre Felício (Rua do Hospital Miguel Piltcher), ou marque uma visita e vamos até você se preferir.

TENSÃO (kV)